domingo, 24 de fevereiro de 2013

ARTETERAPIA, QUE BICHO É ESTE?



           Afinal, o que é mesmo essa tal de Arteterapia? Quem inventou e desde quando existe? Quem pode se beneficiar deste tratamento? São muitas as dúvidas e questionamentos com relação a este novo método de terapia. Mas tudo começou a partir do final do século XIX, quando alguns psiquiatras observaram que seus pacientes que desenhavam e pintavam se recuperavam de maneira muito satisfatória. Estes médicos, então, começaram a catalogar esses trabalhos e a estudá-los com mais objetividade. A Arteterapia surgiu a partir desse interesse em estudar os benefícios da Arte na promoção, prevenção e recuperação da saúde em geral.
            No Brasil já existem diversos cursos de graduação e pós-graduação, bem conceituados, formando terapeutas para trabalhar com crianças, adolescentes e adultos. A Arteterapia possui fundamentação teórica e metodologia próprias e está se estruturando com diversas linhas de pesquisa, estudos de caso, artigos científicos e vários livros publicados.
Numa sessão de Arteterapia são utilizadas diferentes técnicas que vão do desenho até pinturas, trabalhos com argila, recorte e colagem e muito mais. Não existe limites para a criatividade! E não tem importância se a pessoa interessada não souber desenhar ou talvez nunca tenha realizado nenhuma pintura. O arteterapeuta atua como um facilitador proporcionando um local e condições adequadas para a vivência e o aprendizado das diversas técnicas.  
            Mas como a Arte consegue proporcionar a melhora da saúde? Essa é uma questão mais complexa de ser respondida pois depende de cada caso e das necessidades de cada paciente. Mas, estudos mostram que a AT seria uma opção de atendimento psicológico para crianças já que as produções artísticas oferecem informações ao terapeuta que poderiam não ser obtidas através de meios verbais, beneficiando a criança que necessita de intervenção e compreensão (MALCHIODI, 2001). Desenhar costuma ser natural para uma criança e pode ser um modo de expressar seus sentimentos e pensamentos. O arteterapeuta orienta a sessão e, ao mesmo tempo, é alguém que vai auxiliá-la a falar sobre si mesma na descoberta do mundo onde vive.
Mas, enfim, a Arteterapia não é um “bicho-de-sete-cabeças”! Muito pelo contrário, é uma terapia prazerosa e eficiente da qual muitas pessoas já estão colhendo resultados.


FONTE: CIORNAI, S. (org.) Percursos em Arteterapia. Ed.Summus,2004; PAÏN, S.; JARREAU, G. Teoria e Técnica da Arteterapia. Artmed: 2001; OAKLANDER, V. Descobrindo Crianças. Ed.Summus: 1980; MALCHIOLDI, C.A. Trauma and Loss: Research and Intervention,2001.

Nenhum comentário: